A história

De Besançon a Bordéus

Foi enquanto navegava no site da Ducati que encontrei o anúncio que despertou o fogo da aventura no meu coração. Um anúncio com um nome evocativo: Ducati 60.000 Km European Tour.

Apressei-me a candidatar-me e, algumas semanas depois, estava no concessionário Ducati em Besançon, feliz como uma criança enquanto carregava a minha bagagem nas malas laterais e terminei a sentar-me aos comandos da Ducati Multistrada V4 Rally.
Tive tempo para amadurecer o meu projeto de roadtrip: fazer um grande passeio pelo sul de França, visitar cidades emblemáticas, lugares lendários e percorrer estradas sublimes.
A mudança foi radical; Antes de a montar, esta poderosa gigante transalpina impressionou-me com as suas dimensões. Desafio aceite. Uma tarefa muito mais fácil do que pensei, a Multistrada V4 Rally é uma joia na acessibilidade para qualquer piloto.
Foi com um sorriso no rosto que iniciei a minha descida, primeiro nas estradas nacionais do Franco-Condado, com os seus prados verdes, depois na autoestrada para poupar tempo. As várias proteções com que a moto está equipada tornam os períodos de autoestrada menos cansativos e o carácter lúdico do motor ajuda a reduzir a monotonia das três faixas. Depois de passar por Lyon, a paisagem muda gradualmente, reparo nos primeiros ciprestes e oliveiras que indicam a minha chegada ao sul. Uma vez em Avignon, uma esplêndida cidade medieval, com o centro da cidade dentro da muralha, onde larguei as minhas malas. Caminhei e andei de moto pelas ruas ao redor do centro e do Palácio dos Papas. No dia seguinte, antes de partir, segui o Ródano para me juntar ao Chemin des Berges; Desfrutei de uma vista deslumbrante da cidade, do Palácio dos Papas e da ponte de Avignon na outra margem do rio.
Cheguei a Arles mais tarde, sob um céu chuvoso. A moto tem um comportamento impecável, mesmo em tempo chuvoso. Fiz o tour das arenas, dos vestígios romanos e andei pelo centro. Tive a oportunidade de testar a moto em modo off-road enquanto ia para o castelo de Les Baux de Provence, nas alturas do Parque Natural Regional de Alpilles. No topo da torre de menagem do castelo arruinada, ao lado do penhasco, tinha uma vista deslumbrante da Provença; consegui até distinguir os guindastes no porto de Marselha e ver o Mediterrâneo à distância.
No dia seguinte, fui para Béziers pelas estradas de Camargue. Os cenários dos pântanos salgados rodeavam-me até onde a vista alcançava. Parei em Aigues-Mortes e Grau-du-Roi para ver o mar e provar alguns camarões. Parti de novo, atravessando os subúrbios de Montpellier para finalmente chegar a Béziers, onde ficaria em casa de um velho amigo. Visitei a cidade, a sua catedral fortificada, o seu charmoso centro e o dia terminou com uma caminhada nas margens do Orbe. Deixei o meu amigo ao início do dia para chegar a Carcassonne, pude ver à minha esquerda os primeiros contrafortes dos Pirenéus que iria explorar mais tarde nesta aventura. As estradas encantadoras ficaram cercadas por flores silvestres e papoilas e eu passei por belas aldeias com a arquitetura do sul. Quando cheguei a Carcassonne, fui imediatamente conquistado pela beleza da majestosa cidade medieval com as suas inúmeras torres fortificadas. Depois de uma pequena secção off-road, que faria novamente nessa noite, visitei o centro da cidade e a sua masmorra. As minhas peregrinações estavam longe de terminar, depois de passar a noite em Carcassonne parti para os Pirenéus através do país Cátaro. Embarquei numa jornada com a ideia de visitar todos os locais míticos que ladeiam estas montanhas. Os quilómetros sucediam-se ao mesmo tempo que as curvas, onde senti um verdadeiro prazer de conduzir nestas estradas de montanha. Visitei Rennes-le-château, a sua igreja e o presbitério envoltos em mistérios. Cheguei ao Château d’Arques. Então, almocei em Bugarach para finalmente terminar este dia abaixo do castelo de Montségur, o último reduto Cátaro durante as cruzadas albigenses. Não consegui chegar lá de moto e só depois de uma longa subida é que entrei nas ruínas do castelo. Diz a lenda que o Graal estava escondido lá, mas eu não o encontrei.
Retomei a minha viagem para Foix, onde passei a noite. Antes de deixar os Pirenéus no dia seguinte, visitei o museu da cidade e fui explorar a caverna de Labouiche, que abriga o maior rio subterrâneo navegável da Europa. Quando me afastei das montanhas, visitei aldeias encantadoras como Saint-Félix-Lauragais e depois cheguei a Toulouse. Foi a primeira vez que visitei a chamada “”cidade rosa””, que acabou por se revelar muito agradável e bonita. No meu último dia, segui pela Aquitânia para chegar ao Oceano e à bacia de Arcachon. Conduzi do Mediterrâneo até ao Atlântico. Apanhei novamente a estrada ao anoitecer para chegar a Bordeaux.

Devolvi a moto, com a qual criei uma ligação excecional durante a viagem, ao concessionário Ducati de Bordéus. Fui muito bem recebido e deixei a bela máquina, que se tornou a minha companheira de viagem, com uma pontinha de tristeza.

Gostaria de agradecer mais uma vez às equipas Ducati por confiarem em mim e me permitirem viver esta grande aventura.

1716.2 km
7 dias
Dificuldades 3/5
As etapas

Descobre as diferentes etapas dia após dia e, sobretudo, os tracks GPX que podes descarregar.

Dia 1

Franois (FR) - Avignon (FR) Estimación : 470 km

Voir le parcours sur georide

Dia 2

Avignon (FR) - Arles (FR) Estimación : 87 km

Dia 3

Arles (FR) - Béziers (FR) Estimación : 177 km

Voir le parcours sur georide

Dia 4

Béziers (FR) - Carcassonne (FR) Estimación : 109 km

Dia 5

Carcassonne (FR) - Foix (FR) Estimación : 205 km

Voir le parcours sur georide

Dia 6

Foix (FR) - Toulouse (FR) Estimación : 140 km

Dia 7