A história

“Para um país pequeno, o País de Gales tem um grande impacto (é menor do que o Estado americano de Nova Jersey) possui três Parques Nacionais – Snowdonia, Brecon Beacons e Pembrokeshire Coast e cinco áreas de Beleza Natural Excecional – Anglesey, Clwdian Range e Dee Valley, a Península Gower, a Península Llyn e o Vale Wye. Além disso, tem a sua própria língua – o galês (Cymraeg), que é amplamente falado. Definitivamente é uma terra de Mitos e Lendas e é realmente uma parte totalmente diferente do Mundo. Que comece a aventura e o andar de moto.
Dia 1: Depois de conhecer o Doug na Ducati Cardiff e de ter tido uma apresentação completa da Multistrada, certificando-se de que eu estava feliz e que tinha uma compreensão completa da moto, a equipa despediu-se de mim e fiquei livre para explorar o País de Gales. A primeira escala depois de andar pela cidade de Cardiff foi em Barry, uma cidade litoral britânica por excelência que ficou famosa nos últimos anos devido ao programa de TV Gavin & Stacey, não faltando os chapéus ‘Kiss me Quick’. De lá, segui as estradas costeiras visitando Nash Point, Ogmore-By-Sea e Merthyr Mawr com as suas casas de campo ‘Chocolate Box’, todas rosas e telhados de palha.
Port Talbot tem uma rica história na fabricação de aço e fui de seguida para um encontro com o Ducati Owners Club que estava reunido num evento de fim de semana em Swansea. Que fantástico grupo de pessoas, com paixão pela Ducati, partilhando histórias de motos e experiências, acompanhadas de algumas bebidas. Em seguida, um passeio a passo lento para Swansea, ao longo da estrada costeira para os Mumbles e paragem no lendário Joe’s Ice Cream que é uma “”coisa obrigatória”” aqui no sul do País de Gales. Continuei pela estrada costeira para Oxwich Bay e Pendine Sands, antes de seguir para o meu alojamento dos dias seguintes para uma boa noite de sono, pois amanhã há mais diversão. Não muitos quilómetros percorridos no 1º dia (150), mas o suficiente para começar a ter uma ideia da Big Ducati.
Dia 2: Reuni-me com o MD da Ducati Cardiff para uma ‘Mystery Tour’ do Sul do País de Gales, conheço esta área muito bem tendo-a visitado muitas vezes, mas o conhecimento privilegiado de alguém que aqui vive é incrível, com os atalhos para as melhores estradas para moto na área, deixando de lado as autoestradas e o tráfego. Tivemos um grande dia, mas para onde fomos? Eu não faço a menor ideia, mas mais tarde iria encontrar algumas dessas mesmas estradas vindo de uma direção diferente ou num ponto de viragem a tentar refazer a rota, mas continuei a estar irremediavelmente perdido e a acabar sempre numa estrada muito duvidosa, com poucos lugares de passagem caso outro veículo estivesse a vir em sentido contrário. É aí que o conhecimento local realmente compensa, mas tudo isto contribui para a aventura e o espírito de exploração. Cerca de 370Km percorridos.
Dia 3: Acordar cedo e sair, a rota do dia passa pela parte inferior do País de Gales e pelo centro, passando pelos Brecon Beacons. Segui para Tintern Abbey tentando evitar autoestradas e vias rápidas o melhor que pude, tentando seguir o caminho ‘Less Travelled’ de lá para o Big Pit National Coal Museum, outra parte da rica história do País de Gales. Subindo a montanha em direção a Elan Valley, que já visitei algumas vezes, mas de cada vez fico impressionado com o quão deslumbrante é este lugar. Não é um destino para um passeio rápido, as estradas não estão à altura desse tipo de andamento, demore o seu tempo e absorva toda a experiência. Siga pela rota ao redor e, em seguida, apanhe a estrada de montanha para Aberystwyth que não ficará nada desapontado, pois leva-o ao longo de Devils Bridge Falls novamente por estradas maravilhosas, que às vezes são bastante desafiantes. De lá, cortei caminho, tomando uma rota diferente sobre Brecon para Swansea e para a minha cama para um muito necessário “”Kip””. O passeio do dia, foram 10 horas de moto e cerca de 450Km percorridos. A Ducati Multistrada V4 Rally serviu-me bem e não falhou em nada, mas gosta de beber gasolina “em bom andamento’ usando principalmente 4ª ou 5ª velocidades.
Dia 4: Mais uma saída madrugadora com um longo e duro dia de pilotagem. Pode-se ir de A a B mais rápido nas estradas principais pelo País de Gales, mas não era isso que eu queria. Assim, a estrada costeira mais uma vez chamou o meu nome, começando em direção a Tenby em Pembrokeshire e as suas belas casas à beira-mar pintadas antes de seguir a estrada para St Govan, Solva e St Davids – A cidade mais pequena da Grã-Bretanha, com uma das catedrais mais impressionantes do mundo construída no século 11. Incrível quando se pensa nas ferramentas usadas na sua construção. De lá para Porthgain e depois para Cardigan passando pela praia de Caban Mwnt e depois para Aberystwth para uma pausa a comer um gelado e a caminhar ao longo do paredão, é um conhecido ponto de encontro de motociclistas e uma hipótese de conversar com outras almas que pensam da mesma forma. Sentindo-me revigorado, segui novamente na direção de Prestatyn e pelo Parque Nacional Eryri (Snowdonia) para ser recebido novamente por paisagens deslumbrantes e estradas que se torcem e curvam por quilómetros. Para aqueles que gostam de “rodar o punho”, cuidado com as muitas câmaras que querem apanhar o seu sorriso enquanto aproveita o passeio!
Cheguei a Prestatyn, cansado, mas satisfeito depois de um grande dia de moto, o clima até agora esteve fantástico com condições quentes e secas, perfeito para passeios de moto agradáveis, onde apenas se entra no ‘Groove’ – Se souber? Você sabe o que quero dizer. 12 horas a guiar com paragem para um gelado, cerca de mais 450Km percorridos.
Dia 5: Não há descanso para os irrequietos, comecei cedo, novamente em direção a Snowdonia para um pouco de diversão na montanha, em seguida, na descida para Aberdaron passando por Pwllheil, que é uma adorável pequena cidade já na costa com um mercado e o último pedaço de estrada larga por algum tempo. Junho é definitivamente o início da temporada das caravanas, com poucos e distantes pontos de passagem e, mesmo sabendo que a Ducati é uma moto, às vezes pode ser um pouco apertado com as largas malas, então cuidado se decidir viajar por esta estrada. Atravessei a ponte Menai e fui em direção a Holyhead, algo industrial, já que é uma das principais travessias de balsa para a Irlanda. É melhor ir para Bull Bay e seguir a estrada ao redor do Farol Trwyn Du e as suas belas vistas. Continuei pela estrada costeira de volta, de Anglesey para Conwy, um lugar muito agradável para parar, passear e desfrutar da majestosidade do lugar. Marcha rápida de regresso a Prestatyn para a minha última noite no País de Gales. A viagem foi mais curta hoje – Apenas 320Km!
Dia 6: Passeio tranquilo de volta a casa de Ellington perto de Newcastle, com meio turno para fazer para Northumbria Blood Bikes, rodando até Cumbria para Northumberland – o passeio nesta parte do mundo com a Ducati não é meu para contar, mas se alguma vez tiver hipótese de o fazer: numa palavra – Impressionante.
Dia 7: Rota diferente de volta à Preston Ducati para devolver a moto, novamente será uma história para outra pessoa contar sobre aquelas grandes estradas. Cheguei em segurança e depois de uma conversa e uma cerveja com o gerente de serviço (que conheci na reunião do Ducati Owners Club em Swansea) chegou a hora de devolver as chaves da Ducati Multistrada V4 Rally. Grande moto e ótimas lembranças – perfeito.
Muito obrigado a todos na Ducati, Mark, Doug e Mike da Ducati Cardiff e a todos na M & P Swansea e agradecimentos extra especiais, à minha esposa Linda pela sua bênção para ir nesta aventura louca. Total de quilómetros percorridos 2.695 – Missão cumprida.

We enjoyed the twists and turns of the A303 before making a course for Dartmoor, one of my all-time favourite places. Wild ponies greeted us, and we didn’t see another soul on the road for most of the evening. We ended up being extremely late for our check-in at a farm, as every time we set off, we would discover yet another stunning spot accompanied by a sunset that unfolded in a breathtaking display of colours. A negroni upon arrival cemented what has to be one of the best rides of my life.
The following morning, after a hearty breakfast, we returned to Hampshire via Dartmoor and then prepared for a ride up to Staffordshire for a two-night stay. Fast forward to the first morning in our cabin, and I noticed the rear tyre on the bike had suffered a puncture. Disaster. My attempts at locating and repairing the punctures were in vain, and we resorted to phoning roadside assistance, who had the bike back in tip-top tarmac shredding shape in no time at all.
Fast forward another day, and we made our way to Ducati Worcester for a quick tyre change to be on the safe side, and then continued down to Cardiff, where I would leave the bike ready for its next adventure.

Sem dúvida o passeio ao redor de Elan Valley, o tempo estava fantástico, o passeio pela paisagem deslumbrante e a moto com uma performance maravilhosa – Verdadeiramente um dia que eu nunca vou esquecer.

Tinha entrado na Ducati Cardiff para ver a nova Ducati 698 Mono, conversei com Doug, o DG, do concessionário. Ele sabe que tenho um fraquinho pela Ducati e já lhes comprei uma Hypermotard 950 e uma DesertX. Ele explicou-me tudo sobre o Desafio que a Ducati tinha montado com a Multistrada V4 Rally para fazer 60.000 km pela Europa, com diferentes pilotos a fazerem etapas de 2.000 km em cada país, incluindo o País de Gales. Já tive várias Big Touring/Adventure Bikes e a hipótese de pilotar a Ducati Multistrada V4 Rally pelo País de Gales durante uma semana e percorrer 2.000 km, bem, pensei, este é um desafio que me entusiasma realmente. Assim, submeti a candidatura para a etapa do País de Gales do Tour e eis-me aqui como um dos ‘Pilotos’.
Tentei escrever uma opinião justa e equilibrada do meu tempo a guiar a Ducati Multistrada V4 Rally – sou dono de uma moto big trail semelhante e com todos os ‘Bells and Whistles’ e muitos dos recursos de segurança desta Ducati, mas em tom laranja, então uma comparação direta pode acontecer naturalmente. Vou-me apaixonar pela Ducati?
Mas primeiro um pouco sobre mim.
Meu nome é Richard e tenho um vício para o qual não há cura: Motos – assinei o meu primeiro documento de compra de uma no meu aniversário dos 16 anos e tenho comprado e tido casos amorosos com elas desde então – Nenhum deles terminou em casamento, que seria, para me comprometer e apenas ter a mesma para sempre.
Estou agora nos sessenta e ao longo deste tempo tive ‘affairs’ com 1 americana, 2 alemãs, 2 italianas, 4 austríacas e mais japonesas do que me consigo lembrar – Mais de 100 na última contagem (e adoro as dois tempos dos meados dos anos 80) e na verdade amei cada uma dessas motos, algumas tanto que tive duas ou três do mesmo modelo, apenas de outra geração. Embora algumas tenham sido apenas breves romances, tendo-as tido apenas alguns meses – antes que a emoção da novidade passasse. Outras guardei-as por alguns anos até que algo ‘novo e brilhante’ me tentasse e ao meu dinheiro para me separar mais uma vez.
O caso de amor com algumas motos ainda não chegou ao fim, daí uma “”coleção”” cada vez maior, pois é isso que o motociclismo é para mim, uma forma de fuga e aventura. A vida não é um ensaio geral – há que sair e divertir-se. Como é realmente a Ducati Multistrada V4 Rally, na minha opinião?
Bem, vamos tirar o elefante da sala primeiro, não há como fugir do fato de que é uma grande moto. É alta e pesada e com as malas e top case é uma moto muito imponente. O Doug da Ducati Cardiff deu-me um briefing completo e uma demonstração das muitas funções e configurações disponíveis para eu experimentar e esta moto veio com tudo – punhos/assento aquecidos, cruise control adaptativo e muito mais. Acho que quando eles viram a lista de opções, escolheram todas. A moto já tinha sido programada de volta à opção ‘Factory’ como referência base para trabalhar, parti para Barry Island em direção a Cardiff pelo tráfego movimentado, e dei uma hipótese ao modo Urban e devo dizer que para uma moto tão grande, ela é surpreendentemente bem equilibrada e uma vez em movimento, mesmo a baixas velocidades, parece bastante leve e ágil ao passar entre carros. Quando a estrada abriu, experimentei os modos ‘Tour’ e ‘Sport’ e achei que o Sport se adequava melhor ao meu estilo de condução. Não entrei no menu seguinte, pois pode-se ‘ajustar’ cada configuração em relação ao travão motor, suspensão, etc, talvez seja algo para brincar num troço favorito de estrada onde mais comparações podem ser feitas, mas eu estava mais do que feliz apenas no Sport e andar em 4º ou 5º a maior parte do tempo, basta usar o acelerador para sentir a potência e usar o travão motor para reduzir a velocidade. A moto tem tanto binário que puxa bem em qualquer mudança em que se encontre.
Controlos: São fáceis de utilizar e mudar em andamento, mesmo com luvas de inverno mais grossas e o ecrã grande dá todas as informações necessárias, com o que é mais importante – velocidade e rotações, no centro do ecrã. NB: Há um botão no comutador esquerdo, que quando se está para parar, pressiona-se e a suspensão baixa talvez 20mm, o que é fantástico, mesmo para mim que tenho 1,78m e não sou baixo, mas depois de colocar os dois pés no chão para manobrar a moto parada ou no trânsito é tudo mais fácil.
Pneus: A moto veio equipada com pneus Pirelli Scorpion Trail 2, normalmente não sou um grande fã de pneus Pirelli, mas devo dizer que funcionaram extremamente bem nesta moto. Com feedback muito claro sobre diversas estradas e superfícies, incluindo alguns caminhos de terra que o GPS me levou e mesmo quando pressionados com força nas estradas de alta velocidade mais sinuosas, a moto sentiu-se sempre segura. Como o clima durante toda a semana permaneceu quente, seco e ensolarado (o que foi um bónus), não posso comentar sobre comportamento em molhado nesta moto.
Suspensão: a moto esteve na configuração de fábrica para o modo Sport durante quase toda a condução e não me queixei, é semi-ativa que ‘lê’ a estrada e modifica à medida que avança, mas não tão intrusiva que alguma vez se sinta a trabalhar, e nunca senti o controlo de tração a entrar em jogo, mas lidou bem com todos os terrenos – lombas sonoras na cidade, mau piso, buracos, etc. Mas tenho que dizer que em muitos lugares as estradas eram soberbas com quilómetros e quilómetros de bom e aderente asfalto, muito divertido.
Travões: O que posso dizer, extremamente bons e com boa sensação e anti-bloqueio se travarmos muito forte. Tudo muito normal em motos deste calibre.
Posição de condução e conforto: O assento é agradável e confortável e os controlos caiem bem nas mãos, mas como na maioria das motos, é ótimo parar depois de cerca de 150 quilómetros, apenas para esticar as pernas, beber algo e conversar com os companheiros se estiver a rolar em grupo. Eu conheço pessoas que fazem muitas milhas de seguida, mas para mim isso não é muito divertido, sim a V4 faz mais de 300 milhas por depósito, mas a viagem é tão importante como o destino.
Em resumo: É muita moto por muito dinheiro. Ela vem com muito equipamento. ABS. Cruise Controle adaptativo. Quick Shifter. Suspensão semi-ativa. Controlo de tração. EBC para ajudar a otimizar as curvas. Um motor que desliga os cilindros traseiros quando parado ou a baixas rotações. Ajuda ao arranque em subidas. Tem tudo, exceto lava-loiças – mas você provavelmente poderia caber numa das malas ou top case! No fim do dia, nunca falhou em nada e nunca usei uma gota de óleo nos 2.695km que percorri e sim foi muito divertido rodar durante a semana. Gostaria de ter uma? Sim, é uma boa moto e se eu quisesse fazer muitos quilómetros numa grande aventura europeia, faria muito bem o trabalho.

2695 km
7 dias
Dificuldades 3/5
As etapas

Descobre as aventuras dos nossos pilotos que, desde o início da sua eleição, percorrerão os caminhos e as estradas mais belas de toda a Europa.