A história

Junho de 2024 provou ser um dos períodos mais movimentados para mim sobre duas rodas desde que tirei a carta de condução. Já estive um pouco por todo o lado em diversas motos, mas o destaque, sem dúvida, vai para a Multistrada V4 Rally. A Ducati UK gentilmente convidou-me para participar na sua etapa do Tour Multistrada 60.000 km, que permite a cinco pilotos realizar uma viagem à sua escolha, a percorrer um mínimo de 2.000 km. Levantei a emocionante máquina na Ducati Bournemouth no dia 13 de junho e, depois de um rápido tutorial sobre como tudo funciona, fiz-me ao caminho. Os primeiros dias consistiram num passeio pela New Forest, indo para leste até Rye e, em seguida, seguindo para oeste até aos imponentes penhascos do desfiladeiro de Cheddar. Tudo isto foi feito sozinho, com a top case e malas carregados com equipamentos fotográficos. Foi no dia 16 que parti para a minha primeira grande descida à Cornualha, já com a minha noiva como passageira e pude apreciar a verdadeira natureza da V4 Rally. Tive a sorte de guiar motos potentes no meu tempo, mas apenas por uma manhã ou tarde. Aqui estava eu, numa moto equipada com um motor de quatro cilindros com 170 cv e nada mais do que tempo e a estrada aberta à minha frente. Muito simplesmente, uma moto deste tamanho, carregada com tanto peso extra, não deveria ser tão rápida a acelerar e tão ágil a altas velocidades! É uma experiência entusiasmante. Gostámos das curvas e contracurvas da A303 antes de apontarmos para Dartmoor, um dos meus lugares favoritos de todos os tempos. Póneis selvagens vieram cumprimentar-nos e não vimos outra alma na estrada durante a maior parte da noite. Atrasámo-nos muito para fazer o nosso check-in numa quinta, pois cada vez que arrancávamos, descobríamos mais um local deslumbrante, acompanhado por um pôr do sol que se desdobrava numa exibição de cores de tirar o fôlego. Um negroni à chegada reforçou o que foi seguramente um dos melhores passeios da minha vida. Na manhã seguinte, depois de um pequeno almoço farto, voltámos para Hampshire via Dartmoor e, em seguida, preparámo-nos para um passeio até Staffordshire com uma estadia de duas noites. Avançando para a primeira manhã na nossa cabana, notei que o pneu traseiro da moto tinha um furo. Desastre. As minhas tentativas de localizar e reparar o furo foram em vão e recorremos à assistência em viagem, que em pouco tempo tinha a moto de volta a rasgar no asfalto. Adiante mais um dia e seguimos para a Ducati Worcester para uma troca rápida de pneus para estarmos absolutamente seguros, e depois continuámos até Cardiff, onde deixaria a moto pronta para a sua próxima aventura.

Houve muitos momentos encantadores ao longo do tour, com Dartmoor novamente a ser o maior destaque. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de lá voltar novamente numa Ducati, tendo a minha primeira ida lá sido numa Scrambler 1100 Sport Pro em 2021. Foi difícil entregar as chaves da moto à equipa da Ducati Cardiff, pois desenvolvi uma ligação com a moto desde a primeira milha e ela fez tudo o que lhe pedi. A Multistrada V4 Rally é uma máquina incrível que me abriu a mente para novas aventuras e saúdo o dia em que voltei a guiar uma.

Eu sempre quis fazer um passeio de moto como deve de ser e a Multistrada V4 Rally foi, honestamente, a melhor moto para o trabalho. Colocando a potência desta moto de lado, ela oferece tanto conforto que torna o passeio muito mais agradável. É possível pré-carregar a suspensão com o toque de um botão para ajustá-la para o número de ocupantes e carga. Quando andamos em trânsito mais lento, a moto fica na sua configuração mais baixa, ao pressionar e segurar o mesmo botão, permitindo-me colocar o pé no chão confortavelmente.

Na autoestrada e nas A-Roads, quando queria uma pausa no acelerador, bastava ajustar o cruise control adaptativo com a mão esquerda e a moto assumia o controlo e acelerava/desligava para acompanhar o tráfego. Apesar de fazermos o nosso melhor para termos uma boa visibilidade nos espelhos, ainda é inevitável que haja pontos cegos. Assim, a adição do Blind Spot Detection (BSD) ajuda em viagens mais longas, quando a fadiga pode começar a aparecer.
Uma última característica que é uma vantagem bem-vinda é a opção de abrir/fechar as asas de ambos os lados da moto. Seja enfrentando chuva torrencial acompanhada de trovões e relâmpagos ou uma onda de calor repentina, ajustando essas pequenas asas, é possível direcionar um fluxo frio de ar para as minhas pernas e pés ou mantê-los secos e sentir o calor do motor. É um pequeno detalhe, mas que eu sei que vou sentir falta dele daqui para a frente.
Resumindo, as memórias e experiências deste tour vão permanecer comigo por muito tempo. Sempre tive as minhas dúvidas sobre estas motos grandes de estilo aventura, mas a Multistrada V4 Rally fez um excelente trabalho a mudar as minhas ideias. Se estiver no mercado para uma devoradora de milhas que também pode limpar o chão com a maioria das motos racing num trackday, esta pode ser verdadeiramente a moto para si.

1839 km
8 dias
Dificuldades 3/5
As etapas

Descobre as aventuras dos nossos pilotos que, desde o início da sua eleição, percorrerão os caminhos e as estradas mais belas de toda a Europa.